Lançamento do livro "Personalidades históricas do Vale de Santarém", de Arménio Francisca Gomes
O lançamento do livro de Arménio Francisca Gomes, do Vale de Santarém, descendente de família da zona de São Caetano (Cantanhede) ocorre no âmbito das Comemorações do 30º Aniversário da Elevação do Vale a Vila (1995) e está integrado no Programa de Estreitamento de Laços entre Cadima (Cantanhede) e o Vale de Santarém, com a participação de todas as associações sem fins lucrativos do Vale e outras organizações, iniciativa da Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória, no seu Plano de Actividades de 2025, com o patrocínio da Junta de Freguesia.
Este projecto que une o Vale e Cadima tem por tema a homenagem aos "caramelos", migrantes internos que se deslocaram da zona de Cadima e envolvente para o Ribatejo e outras zonas, sobretudo a partir das primeiras décadas do Séc. XIX e até aos anos setenta do Séc. XX, muitos deles vindo para o Vale, onde se radicaram, trazendo as suas famílias ou constituindo-as na nossa terra. É um ponto de partida para reviver essas memórias, a importância dos caramelos para o desenvolvimento do Vale de Santarém, mas também o início de um novo ciclo, de partilha entre as diversas associações e outras organizações, para um futuro de Amizade entre as duas populações.
O interessante livro de Arménio Gomes compõe-se de um conjunto de textos sobre personalidades que, em tempos diferentes da história da nossa terra, assumiram particular importância, por várias razões, que o livro evidencia. Figuras que andavam "escondidas", com relação com a história da nossa vila, e que agora nos são dados a conhecer.Por isso, muito esperamos a maior comparência no seu lançamento.
Ao Arménio Gomes, os nossos Parabéns por este trabalho, resultado do seu labor em prol do Vale de Santarém, que é conhecido desde que na sua juventude tomou parte activa em realizações na vila, nomeadamente a nível autárquico. Um dos membros fundadores da nossa associação, Arménio é desde o seu início membro dos corpos sociais. Resta-nos desejar e esperar que continue com este seu empenho, pois todos temos muito a ganhar.
Comentários
Enviar um comentário
Muito agradecemos o seu comentário.