O VALE DE SANTARÉM NA HISTÓRIA DA REVOLTA DE SANTARÉM DE 1919 - SESSÃO PÚBLICA EM 18 JANEIRO

No início das actividades públicas em 2025, retomamos o nosso Programa Integrado "Conhecer, sentir e viver o Vale de Santarém", para trazer ao conhecimento dos residentes e outros interessados o que foi esta revolta, que teve repercussões directas na nossa zona, e onde foi morto, no Vale, o Alferes Aguiar, membro das tropas leais ao governo de então, no ataque aos revoltosos.

A sessão realiza-se no próximo dia 18 de Janeiro. Tem início às 15 horas, na Junta de Freguesia do Vale de Santarém, conforme cartaz que abaixo se mostra.

Muito desejamos a maior participação. É mais um pedaço importante da história da nossa vila, que importa conhecer, ao mesmo tempo que trará muito mais, de conhecimento, sobre um período conturbado da história do nosso país, do tempo da I República.

Serão abordados aspectos específicos, como:

  1. O contexto social e político que Portugal atravessava
  2. O que foi a Revolta de Santarém de 1919
  3. Quais eram as exigências dos revoltosos
  4. Quem foram os protagonistas da Revolta de Santarém
  5. Que armas estavam em presença
  6. Qual foi o papel do Vale de Santarém e a reacção da população

Destinada aos habitantes do Vale de Santarém e outras pessoas interessadas, nomeadamente estudantes, no âmbito da História de Portugal, em particular, pelo que incentivamos também a participar. 

5 de Janeiro 2025.

A Direcção.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública