À CONVERSA COM ELISA TOMÉ COSTA, NATURAL DO VALE DE SANTARÉM - ENTREVISTA

História de vida e Memórias do Vale de Santarém e das suas gentes, por Elisa Tomé Costa (1925-2021). 

Pelas suas memórias, do tempo da Escola Primária Aristides Graça, na terra natal, do trabalho na monda, ainda criança e, muito jovem, no campo, como da vida de mãe, e também lutadora pela Liberdade, com o seu marido, Manuel Martins Ferreira, que viria a ser preso pela PIDE, polícia política do regime ditatorial . 

Mas também as brincadeiras, as festas, a solidariedade, as alegrias e o prazer da sobrevivência e da vitória, contra as enormes dificuldades, de todo o tipo, no Vale de Santarém e no Portugal, na primeira metade do Séc. XX e até à passagem à vida democrática, possível após a acção vitoriosa dos Capitães de Abril e dos seus soldados, no 25 d'Abril de 1974. 

Com este projecto de entrevistas, entre muitas outras actividades, a Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória, fundada em 11 Set 2018, continua a missão de realizar "A pesquisa e divulgação da história e da cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos à actualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras", conforme os seus Estatutos.

Ouçamos e partilhemos o que nos disse Elisa Tomé Costa.


https://youtu.be/5_9jiX2AHfs


A Direcção.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública