À CONVERSA COM ELISA TOMÉ COSTA, NATURAL DO VALE DE SANTARÉM - ENTREVISTA

História de vida e Memórias do Vale de Santarém e das suas gentes, por Elisa Tomé Costa (1925-2021). 

Pelas suas memórias, do tempo da Escola Primária Aristides Graça, na terra natal, do trabalho na monda, ainda criança e, muito jovem, no campo, como da vida de mãe, e também lutadora pela Liberdade, com o seu marido, Manuel Martins Ferreira, que viria a ser preso pela PIDE, polícia política do regime ditatorial . 

Mas também as brincadeiras, as festas, a solidariedade, as alegrias e o prazer da sobrevivência e da vitória, contra as enormes dificuldades, de todo o tipo, no Vale de Santarém e no Portugal, na primeira metade do Séc. XX e até à passagem à vida democrática, possível após a acção vitoriosa dos Capitães de Abril e dos seus soldados, no 25 d'Abril de 1974. 

Com este projecto de entrevistas, entre muitas outras actividades, a Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória, fundada em 11 Set 2018, continua a missão de realizar "A pesquisa e divulgação da história e da cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos à actualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras", conforme os seus Estatutos.

Ouçamos e partilhemos o que nos disse Elisa Tomé Costa.


https://youtu.be/5_9jiX2AHfs


A Direcção.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

IN MEMORIAN MARGARIDA LOPES, NATURAL DO VALE DE SANTARÉM, QUEIMADA NOS AUTOS DE FÉ, PELA INQUISIÇÃO EM 1614

NOS 50 ANOS DO 25 D'ABRIL