COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

Com boa assistência e muito interesse na participação, decorreu ontem, 12 de Outubro, a sessão sobre "Os Moinhos d' Água do Vale de Santarém", com apresentação por José Oliveira Amado, nosso conterrâneo, filho do Senhor Eduardo Amado, o último moleiro da nossa terra, no Moinho de Cima.

Foi muito apreciado o contributo de José Amado para o conhecimento do que foram esses tempos em que os moinhos d'água tinham importância decisiva na alimentação da população, através da obtenção da farinha de trigo e de milho, destinada ao pão que sempre teve papel fundamental, entre nós.

Além do Moinho de Cima também se falou dos outros moinhos d'água do Vale, como dos valadores, que tratavam das levadas que conduziam, do ribeiro do Vale, as águas destinadas aos moinhos.

No fim da sessão, houve um lanche-petisco, onde obviamente o pão e seus acompanhantes marcaram presença.

Ficámos mais ricos com esta sessão, integrada no Programa "Conhecer, sentir e viver o Vale de Santarém", com apoios da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia do Vale de Santarém. E temos de o agradecer a José Amado.

Da sessão, que foi gravada, será editado e divulgado o vídeo. Abaixo, duas fotos.

A Direcção.

José de Oliveira Amado, na sua comunicação sobre "Os Moinhos d' Água do Vale
de Santarém, em 12Out2024.

Sessão sobre "Os Moinhos d' Água do Valede Santarém, em 12Out2024, com uma
comunicação de José de Oliveira Amado.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Grupo de Teatro da Associação apresenta a peça "Wenceslau Pinto, maestro do Vale de Santarém", no II Festiteatro do Círculo Cultural Scalabitano

A tradição do S. Martinho para as crianças da Escola EB do Vale de Santarém

Há 85 anos chegava ao Vale de Santarém a Dona Tomásia!