VÍDEO DA APRESENTAÇÃO, POR FERNANDO RITA, HISTORIADOR, PROFESSOR E MILITAR, DA COMUNICAÇÃO SOBRE "O VALE DE SANTARÉM NA GUERRA CIVIL"

No âmbito do nosso Plano de Actividades para 2024, a primeira actividade pública, incluída no Programa Integrado "Conhecer, sentir e viver o Vale de Santarém", foi uma palestra sobre o desenvolvimento, na região de Santarém, das Lutas Liberais e, em particular, dos confrontos no Vale de Santarém, Póvoa da Isenta, Ponte de Celeiro, até Almoster, onde, em 18 de Fev. de 1834, aconteceu a mais mortífera batalha da guerra civil, com a vitória dos liberais (tropas de D. Pedro IV) sobre os absolutistas (tropas de D. Miguel I).

Seguir-se-ia a batalha de Asseiceira, em 16 de Maio de 1834 e, em 26 de Maio de 1834, a Convenção de Évoramonte, pondo fim ao conflito.

Com esta comunicação cumprimos mais um objectivo, que foi o de dar a saber, quanto a este tema, o que é importante trazer ao conhecimento dos naturais e residentes do Vale de Santarém e muitos outros interessados, não só da região de Santarém.

Fica o vídeo disponível também para a comunidade escolar da região e de qualquer outra, podendo interessar professores e alunos, de escolas secundárias e de estabelecimentos do ensino superior, a propósito de um período específico de grande conflitualidade interna, de profundas repercussões na História de Portugal, pelas mudanças muito significativas que se seguiram, ao nível político e noutros domínios da sociedade.

Salientamos, como é devido, a generosa e interessada colaboração prestada pelo historiador, professor e militar Fernando Rita, que, com a qualidade da sua comunicação, nos permitiu esta realização, e a divulgação do vídeo, que desejamos tenha a maior utilização e partilha.

O nosso grande agradecimento, caro Fernando Rita.

Para ver o vídeo clicar em:

https://youtu.be/ZAhVJ0tjfnw


Fernando Rita, historiador, professor, militar, na comunicação sobre 
O Vale de Santarém na Guerra Civil - Nos 190 anos da batalha de Almoster,
realizada pela Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória,
em 17 Fev.2024.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública