O LANÇAMENTO DO LIVRO DAS CONFERÊNCIAS DO VALE DE SANTAREM, DEDICADAS A LUÍS AUGUSTO REBELLO DA SILVA, VAI SER NO DIA 23 DE MARÇO
Luís Augusto Rebello da Silva ficou para sempre ligado ao Vale de Santarém, desde que o seu pai, Luís António Rebello da Silva, adquiriu em 1836 a quinta que haveria de chamar-se “do Desembargador”, exactamente porque era então juiz desembargador.
Filho único, Luís Augusto haveria de receber por herança a bela e famosa quinta, onde iria passar largos períodos, gozando da quietude do edifício e do jardim, onde árvores notáveis, nichos e canteiros floridos, quase todo o ano, pequenos lagos e o ribeiro da aldeia correndo no seu interior, sob uma ponte graciosa, enchiam de romantismo aquele lugar, no qual melros e rouxinóis cantavam ao desafio.
Foi ali que Rebello da Silva recebeu figuras de relevo do seu tempo, como Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Bulhão Pato. Ali viria a escrever parte das suas obras literárias.
Ao longo da sua curta vida, de apenas quarenta e nove anos, destacar-se-ia como cidadão activo, defendendo a causa do liberalismo, e repartindo-se por muitas áreas e iniciativas, em especial como jornalista, historiador, político, professor e escritor.
No âmbito da nossa missão, assumimos trazer ao presente as pessoas de qualquer condição que, de algum modo, relacionadas com o Vale de Santarém, tenham atingido patamares de notoriedade. Por isso, realizámos no ano de 2022 três conferências, dedicadas à vida e obra de Rebello da Silva, no bicentenário do seu nascimento. Porém, já dez anos antes a Junta de Freguesia havia tido semelhante iniciativa, também com três conferências.
A sessão que vamos agora realizar, no dia 23 de Março, na Junta de Freguesia, com início às 15 horas, tem por fim o lançamento do livro contendo os textos destas conferências. Um livro que se destina à gentes do Vale de Santarém, como a quaisquer outros interessados, e que também poderá interessar às escolas: alunos e professores.
Na sessão, que vai contar com a presença dos conferencistas, teremos também membros da Família Rebello da Silva. A todos, o nosso agradecimento.
Aqui fica o nosso Convite para esta sessão, com a qual continuamos o trabalho para dar a conhecer a obra de Rebello da Silva que, em alguns aspectos, se pode considerar bastante actual.
A Direcção.
Comentários
Enviar um comentário
Muito agradecemos o seu comentário.