SESSÃO DE HOMENAGEM A JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA

No passado 15 de Outubro, realizou-se a anunciada sessão de homenagem a JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA, nascido no Vale de Santarém em 1891, onde completou a instrução primária, após o que trabalhou no campo e depois no comércio em Almeirim, seguindo para Lisboa, onde casou.

Joaquim Faustino da Silva
Nasceu no Vale de Santarém (1891)
Faleceu em Lourenço Marques (1972)

Tendo sido mandado para Angola, integrando o contingente militar que se opôs às tropas invasoras alemãs, durante a I Guerra Mundial (1914/1918) Faustino da Silva foi depois, com a mulher, para Moçambique, onde faleceu em 1972, não mais tendo regressado à Metrópole.

Operário metalúrgico, destacou-se também como sindicalista, cooperativista e jornalista, vindo a ser director d' O EMANCIPADOR, jornal operário, na então Lourenço Marques. No tempo da I República, viria a exilar-se na África do Sul, onde se manteve quatro anos.
Ao longo da sua vida afirmou-se como um persistente lutador pelos direitos dos trabalhadores, e tomou parte activa na campanha eleitoral presidencial de Norton de Matos, e pela democracia no nosso país.

Nesta sessão, realizada na SRO do Vale, coube aos investigadores Maciel Santos e Luís Carvalho, do Instituto de Estudos Africanos da Universidade do Porto, darem a conhecer esta figura relevante da vida social e política daquele período, em Moçambique, o que fizeram com muito detalhe e clarividência, a partir de estudo mais amplo, dedicado ao sindicalismo no tempo da I República, em Portugal, no qual "encontraram" a figura relevante de Faustino da Silva.

Na sessão houve também diversas intervenções dos participantes, entre os quais se contavam diversos familiares de Faustino da Silva - seus netos e sobrinhos-netos - não só naturais do Vale como da então Lourenço Marques.

Durante a manhã, para estes últimos, que não conheciam o Vale de Santarém, foi proporcionada uma breve visita guiada, com passagem pela casa onde nasceu Faustino da Silva e também os seus três irmãos: Carolina da Silva, Alexandrina da Silva e João Francisco da Silva - a casa da Rua Rebelo da Silva, onde reside a família de Lídia (sobrinha-neta) e seu marido, António Abreu.
Desta forma, a nossa Associação cumpriu mais uma sessão integrada nas actividades previstas para 2022, com o objectivo de dar a conhecer factos e pessoas marcantes, que fazem parte da história da nossa comunidade.

Abaixo, fotos relacionadas com a sessão.

A Associação divulgará em breve novas realizações, previstas até ao final deste ano. 

Casa da Rua Rebelo da Silva-Vale de Santarém, onde nasceram 
Joaquim Faustino da Silva e seus irmãos: Carolina da Silva,
Alexandrina da Silva e João Francisco da Silva
(este faleceu com 15 meses de idade)

Mesa da sessão de 15 Out. 2022, na Sociedade Recreativa 
Operária do Vale de Santarém, de homenagem a 
Joaquim Faustino da Silva, com Maciel Santos e Luís Carvalho,
do CEA-Univ.Porto, e Manuel Sá, da ACVSIM.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública