SESSÃO DE HOMENAGEM A JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA
No passado 15 de Outubro, realizou-se a anunciada sessão de homenagem a JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA, nascido no Vale de Santarém em 1891, onde completou a instrução primária, após o que trabalhou no campo e depois no comércio em Almeirim, seguindo para Lisboa, onde casou.
Tendo sido mandado para Angola, integrando o contingente militar que se opôs às tropas invasoras alemãs, durante a I Guerra Mundial (1914/1918) Faustino da Silva foi depois, com a mulher, para Moçambique, onde faleceu em 1972, não mais tendo regressado à Metrópole.
Operário metalúrgico, destacou-se também como sindicalista, cooperativista e jornalista, vindo a ser director d' O EMANCIPADOR, jornal operário, na então Lourenço Marques. No tempo da I República, viria a exilar-se na África do Sul, onde se manteve quatro anos.
Ao longo da sua vida afirmou-se como um persistente lutador pelos direitos dos trabalhadores, e tomou parte activa na campanha eleitoral presidencial de Norton de Matos, e pela democracia no nosso país.
Nesta sessão, realizada na SRO do Vale, coube aos investigadores Maciel Santos e Luís Carvalho, do Instituto de Estudos Africanos da Universidade do Porto, darem a conhecer esta figura relevante da vida social e política daquele período, em Moçambique, o que fizeram com muito detalhe e clarividência, a partir de estudo mais amplo, dedicado ao sindicalismo no tempo da I República, em Portugal, no qual "encontraram" a figura relevante de Faustino da Silva.
Na sessão houve também diversas intervenções dos participantes, entre os quais se contavam diversos familiares de Faustino da Silva - seus netos e sobrinhos-netos - não só naturais do Vale como da então Lourenço Marques.
Durante a manhã, para estes últimos, que não conheciam o Vale de Santarém, foi proporcionada uma breve visita guiada, com passagem pela casa onde nasceu Faustino da Silva e também os seus três irmãos: Carolina da Silva, Alexandrina da Silva e João Francisco da Silva - a casa da Rua Rebelo da Silva, onde reside a família de Lídia (sobrinha-neta) e seu marido, António Abreu.
Desta forma, a nossa Associação cumpriu mais uma sessão integrada nas actividades previstas para 2022, com o objectivo de dar a conhecer factos e pessoas marcantes, que fazem parte da história da nossa comunidade.
Abaixo, fotos relacionadas com a sessão.
A Associação divulgará em breve novas realizações, previstas até ao final deste ano.
Comentários
Enviar um comentário
Muito agradecemos o seu comentário.