NOS 50 ANOS DA MORTE DE JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA

Joaquim Faustino da Silva, natural do Vale de Santarém, nasceu a 26 de Março de 1891, numa casa da Rua Luís Augusto Rebello da Silva, onde também nasceram as suas irmãs: Carolina da Silva e Alexandrina da Silva.

Faleceu em 15 de Junho de 1972, passam hoje 50 anos.
Aqui o recordamos, nesta foto enquanto jovem, antes da homenagem que, este ano, o nosso Vale de Santarém lhe vai dedicar.




Começou bem cedo a trabalhar, no campo, e mais tarde haveria de ser mandado para a I Guerra Mundial, em Angola, em 1915. Já casado, haveria de emigrar depois para Moçambique, onde, trabalhando nos caminhos-de-ferro, teve destacado papel como sindicalista e cooperativista.

Assumiu-se também como jornalista, tendo sido mesmo director do jornal O EMANCIPADOR, que era um órgão importante do movimento operário, na então colónia. Perseguido, teve de se refugiar na África do Sul, durante 4 anos. Regressou em 1930, já depois da instauração da ditadura militar.

Fundou então uma nova organização política - a União Geral dos Trabalhadores de Moçambique, de que foi secretário-geral, mas a ditadura proibiu os partidos e os sindicatos livres.

Até ao fim da sua vida manteve-se activo no cooperativismo e uma referência na luta contra a ditadura. Em Moçambique foi um dos fundadores do MUD - Movimento de Unidade Democrática (1945) e participou na campanha eleitoral de Norton de Matos, à presidência, em 1949.
A Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória realizará uma sessão pública, em data a anunciar, entre Setembro e Novembro, que estará a cargo do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, sobre esta figura do maior relevo do Vale de Santarém, que importa seja conhecida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública