EM ENSAIOS, UMA PEÇA DE TEATRO SOBRE A VIDA E A OBRA DE JOÃO D'ALDEIA, POETA DO VALE DE SANTARÉM

Neste dia 23 de Junho de 2022, quando passam exactamente três anos sobre o lançamento do livro "João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém", da autoria de Victor Manoel Pinto da Rocha, falamos aqui, pela primeira vez, do que está a acontecer: a vida e a obra do poeta, a partir do conteúdo deste livro, e com texto e encenação de José Ramos, subirá ao palco, ainda este ano.

Para isso, a Associação tomou a iniciativa e assumiu a produção, tendo em vista, também por esta via, dar a conhecer o poeta e a obra que criou, no contexto da aldeia e do tempo em que viveu, tornando-a mais disponível para os valsantarenos de todas as idades, como para todos os outros interessados. 

Um grupo de empenhados elementos do grupo de teatro que, aos poucos, se foi constituindo, sob a coordenação da nossa Associação, tem estado em ensaios, sob a direcção do muito conhecido homem de teatro e encenador, também ele com família no nosso Vale. 

Uma vez por semana, na Sociedade Recreativa Operária, que colabora neste objectivo, facultando as instalações, o grupo (com pessoas do Vale, de outras origens e idades diversas) está entregue ao aliciante desafio, consciente do grande contributo que lhe cabe, para ajudar a conhecer alguém que, com a sua poesia, que agora começa a ser conhecida, dedicou ao nosso Vale a vida e obra. Ele próprio disse, num soneto, acerca dos seus versos:

"A aldeia os inspirou - da aldeia são:
Ofertando-os, oferto o meu coração
A este lindo Vale - meu berço amado"
(Pg. 116 do livro "João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém", de Victor Manoel Pinto da Rocha).

Iremos dando informações.

Com saudações associativas e culturais,

A Direcção da ACVS-IM

(Abaixo, fotos de ensaios)

Ensaio de peça de teatro sobre Vida e Obra de João d'Aldeia.
Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória.
Maio 2022

Ensaio de peça de teatro sobre Vida e Obra de João d'Aldeia.
Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória.
Junho 2022










Comentários

  1. Marques Americo24/07/2022, 16:43:00

    Bravo pela iniciativa !! me lembro perfeitamente quando fazia parte do teatro para recoltar fundos para construir o salon paroquial (se isso existe ainda) e as primeira peças foram jogadas no dr Vitorao (Bitorao)perto do Lima ! e depois fomos inaugurar o salon paroquial ! o padre recebeu 6.500 escudos !! uma fortuna nos anos 50 ( nessa altura quem me dera ser padre)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX