CONFERÊNCIA - LUÍS AGUSTO REBELLO DA SILVA, UM INTELECTUAL EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX

No âmbito das nossas actividades para 2022 assume especial relevo o que se relaciona com o Bicentenário do nascimento de Luís Augusto Rebello da Silva (1822-1871) figura do maior destaque do liberalismo em Portugal, no Séc. XIX.

A primeira de um ciclo de três conferências que lhe vamos dedicar, centra-se em Rebello da Silva homem político, o deputado, o tribuno de excelência, Par do Reino e Ministro, que também foi um destacado jornalista, historiador e romancista. 

Foi amigo pessoal de Almeida Garrett, de Alexandre Herculano e de outros vultos da Cultura Portuguesa do seu tempo, os quais convidou para visitas e tertúlias na Quinta do Desembargador, no Vale de Santarém, popularmente designada por "Quinta das Rebellas" ou "da Joaninha".

A Conferência tem entrada livre e insere-se nas comemorações da elevação do Vale de Santarém a vila, que ocorreu em 21 de Junho de 1995, há 27 anos.

Com estas Conferências é objectivo da Associação trazer ao conhecimento dos Valsantarenos, como de outros cidadãos (do tecido social, da cultura, do ensino...) do concelho e da região, esta figura notável desse período do liberalismo português, cuja curta vida, de apenas 49 anos, foi de uma riqueza social, política e cultural inquestionável e, por isso, merece a maior atenção e divulgação, para os cidadãos do Vale de Santarém e outros interessados.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública