NOS 150 ANOS DO FALECIMENTO DE LUÍS AUGUSTO REBELLO DA SILVA

Passam hoje 150 anos sobre o falecimento de Luís Augusto Rebello da Silva.

Figura da maior relevância do Sec. XIX, em Portugal, a sua acção política, como deputado, Par do Reino, Ministro da Marinha e Ultramar, e toda a sua obra como Romancista histórico, Historiador e primeiro Professor de História do Curso Superior de Letras, marcaram para sempre a História do Liberalismo Português, no Sec. XIX.
No Vale de Santarém, na sua Quinta do Desembargador (depois mais conhecida por Quinta das Rebellas) haveria Luís Augusto Rebello da Silva de juntar algumas das mais ilustres personalidades desse tempo, como Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Bulhão Pato, além de outros, em tertúlias de amigos, para discussão de temas sociais e políticos do Portugal e do Mundo de então.

Luís Augusto Rebbelo da Silva foi um homem amigo do Vale de Santarém, contribuindo com a sua influência para que o Vale passasse a ter escola primária pública, intercedendo nesse sentido junto das instâncias políticas da época, assim como franqueou a fonte, na quinta, para abastecimento de água à população.

Estamos assim perante um vulto de grande dimensão, do mais alto valor e significado para o nosso País e, no que nos respeita, alguém que, transcendendo o universo local, constitui uma referência de grande relevo para todos nós, Valsantarenos, que importa evidenciar: por um lado, dando a conhecer a sua vida e obra aos nossos conterrâneos e outros interessados e, por outro, manifestar publicamente a nossa homenagem e congratulação por ter escolhido a nossa terra, para cujo desenvolvimento contribuiu, de forma particular.

Hoje, neste dia de 19 de Set. em que faleceu, no ano de 1871, contando somente 49 anos de idade (nasceu em 28 Abril de 1822) lembramos a figura proeminente de historiador, escritor e cidadão político que foi, e aqui afirmamos que, no Bicentenário do seu nascimento, que será em 2022, contribuímos para a HOMENAGEM que o Vale de Santarém se prepara para lhe tributar.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX