Sessão de lançamento do livro de Memórias da Escola Aristides Graça do Vale de Santarém

(Nº. 9 / 2018)


No dia 21 de Outubro de 2018 realizou-se no Vale de Santarém a sessão de lançamento do primeiro livro da autoria de Manuel João Sá, que é de memórias do tempo em que andou na Escola Aristides Graça, a qual, fundada em 1915, acolheu durante dezenas de anos muitas centenas de raparigas e rapazes para obterem a chamada "instrução primária". O autor frequentou esta escola entre 1953 e 1957, seguindo para a Escola Industrial e Comercial de Santarém e depois para o Instituto Comercial de Lisboa. A vida militar, a guerra colonial e a profissão atrasaram a continuação dos estudos, pelo que só mais tarde viria a fazer Sociologia, enquanto trabalhava na banca. 

A sessão decorreu na Junta de Freguesia, onde o presidente, Manuel João Custódio, fez a abertura, saudou os presentes e felicitou o autor, seguindo-se a apresentação da obra, que esteve a cargo de Regina Pinto da Rocha, Reinaldo Ribeiro e Victor Pinto da Rocha. Do que disseram, ficaram em relevo temas que as memórias do autor expressam, como: a vontade de aprender, a exaltação dos professores, a relação com os outros e a camaradagem, as brincadeiras, as leituras, os cheiros da natureza e da própria escola, a capacidade de analisar a situação social dos alunos, vivendo então situações de grande carência. Por outro lado, nos períodos de férias escolares, o contacto com a natureza, os trabalhos na pequena propriedade dos pais e nas hortas, e o amor à mãe são também apontamentos que mereceram destaque.

De salientar ainda que, na opinião dos três apresentadores do livro, a escrita do autor é simples, directa, com feliz descrição dos ambientes retratados, com riqueza de pormenores, com emoção e bastante absorvente para o leitor. O interesse que mostra pela história da sua terra, o contacto que se percebe ter tido com a natureza circundante e a acção de cidadania independente e voluntária que desempenha em diversos campos, com outros, na vila, mereceram também referência.    

Perante os presentes, que enchiam a sala, Manuel João Sá fez depois algumas considerações sobre estas suas memórias, que se lhe foram impondo, porém só ao fim de muito tempo admitiu publicá-las, tendo sido motivado por amigos que, lendo o seu blogue, o incentivaram a fazê-lo. O autor disse ter já conteúdo para outras publicações, versando temas relacionados com o Vale de Santarém e a vida das suas gentes.

Esteve presente na sessão a professora Felisbela Costa - acompanhada de seu marido, coronel Joaquim Correia Bernardo - filha de Fernando Jaime Soares Costa, natural de Vila Chã de Ourique, e um dos mais prestigiados professores da "escola primária" do seu tempo, que deu aulas no Vale de Santarém durante 22 anos, exactamente metade da sua actividade como professor. O autor ofereceu-lhe um exemplar do livro, onde a figura do professor Costa, a quem chama de "mestre", surge enaltecida e, a demonstrá-lo, a memória muito impressiva da sua última aula, na apreciação de Victor Pinto da Rocha, que deveria merecer a atenção de professores e outros profissionais da educação. Aliás, Victor Rocha disse mesmo que esta obra deveria ser usada nas escolas, por professores e alunos e estudiosos da educação.

Foi num ambiente de muito calor humano que a sessão decorreu, sendo evidente a emoção do próprio autor e de alguns dos presentes, que não contiveram as lágrimas em certas passagens da apresentação da obra. A sessão terminou com a venda do livro e as dedicatórias, como é costume.

Para nós, jovem Associação Cultural, que tem como objectivo "a pesquisa e divulgação da história e da cultura do Vale de Santarém e das suas gentes", a edição do livro, pela nossa parte, é um contributo para tal propósito, o que muito nos apraz e nos incentiva a tomar outras iniciativas no mesmo sentido, relacionadas com o nosso Vale de Santarém.

Saudações culturais e fraternas,

A Direcção.

Capa do livro


Victor Pinto da Rocha, aquando da apresentação do livro
Memórias-Escola Aristides Graça-Vale de Santarém, de Manuel João Sá,
no dia 21 Out2018, no Vale de Santarém.

Um aspecto da sala na sessão de lançamento do livro
Memórias-Escola Aristides Graça-Vale de Santarém, de Manuel João Sá,
no dia 21 Out2018, no Vale de Santarém.

Na sessão de lançamento do livro
Memórias-Escola Aristides Graça-Vale de Santarém, de Manuel João Sá,
no dia 21 Out2018, no Vale de Santarém, o autor entrega exemplar da obra a
Felisbela Costa, professora, filha do que foi seu professor, de grande mérito,
Fernando Jaime Soares Costa.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública