DIA 24 NOVEMBRO O VALE DE SANTARÉM PRESTA HOMENAGEM AOS COMBATENTES QUE ESTIVERAM NA I GUERRA MUNDIAL

(Nº. 8 / 2018)

Conforme primeira publicação da Junta de Freguesia, na sua página no facebook, vai realizar-se 


HOMENAGEM AOS VALESANTARENOS 
QUE INTEGRARAM O CORPO EXPEDICIONÁRIO PORTUGUÊS NA I GUERRA MUNDIAL


Comemora-se este ano o centésimo aniversário do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial, onde perderam a vida cerca de 2000 soldados portugueses, entre os quais José Matias Júnior, natural do Vale de Santarém.

Integrados no Corpo Expedicionário Português partiram para França 31 naturais ou residentes no Vale de Santarém que, através dos seus descendentes conhecidos e vivos, vão ser homenageados no próximo dia 24 de Novembro.

Esta Homenagem é uma iniciativa da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, acolhendo a sugestão que lhe foi apresentada pela Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, a qual colabora estreitamente na sua realização, assim como a Liga dos Combatentes - Núcleo de Santarém.

Da Homenagem, que decorrerá ao longo do dia, constará o descerramento de uma lápide comemorativa, seguida de uma cerimónia com honras militares, de uma romagem ao cemitério e, da parte da tarde, de uma conferência/colóquio acerca da participação portuguesa na Grande Guerra e da caracterização do Vale de Santarém no período que antecedeu a guerra e até ao seu fim.

A Junta de Freguesia, neste ano em que se comemora o fim de tão terrível guerra, de consequências tão devastadoras para a Europa e para o Mundo, na qual combateram também tantos cidadãos da nossa terra, apela à participação da população, honrando assim, com a sua presença, a memória dos nossos conterrâneos, cujos familiares irão receber testemunho formal da Homenagem que lhes é prestada, pelo nosso Vale de Santarém.

Brevemente será divulgado programa detalhado, com o respectivo horário.
Contactos telefónicos: Junta de Freguesia – 243769614, Manuel João Sá – 914107011, José Luís Cruz – 919452348.

A Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória tem vindo a desenvolver trabalho de preparação para a homenagem de grande significado para o Vale de Santarém, lembrando e honrando os seus filhos que, há mais de 100 anos, foram mandados para a I Guerra Mundial. 

Tendo a Associação sugerido a realização desta Homenagem, cabe-nos agora promover o trabalho que assumimos, também com a colaboração da Liga dos Combatentes (Núcleo de Santarém) para que ela tenha a dignidade e a participação que se exige, com vista ao cumprimento do programa, que em breve será anunciado.  

Vai ser necessária a colaboração e participação da população, conforme muito brevemente aqui publicaremos, assim como na nossa página no facebook, além dos contactos pessoais com os familiares dos combatentes, que já iniciámos e vamos intensificar na próxima semana, a partir de dia 23 Outubro.

Para quaisquer esclarecimentos, por favor contactem através dos números acima indicados.

A Direcção da Associação
Manuel João Sá-José Luís Cruz-Alfredo Pereira Sá.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública