CRIADA A ASSOCIAÇÃO CULTURAL VALE DE SANTARÉM-IDENTIDADE E MEMÓRIA

(Nº. 7 / 2018)

Por decisão dos fundadores do Grupo Vale de Santarém - Identidade e Memória, que havia iniciado a sua acção em Nov. 2015, foi constituída e registada oficialmente, em 11 Set. 2018, a ASSOCIAÇÃO CULTURAL VALE DE SANTARÉM - IDENTIDADE E MEMÓRIA, a qual teve a sua primeira reunião com o Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, no dia 14 de Setembro.

Registada oficialmente, a Associação tem o NIPC nº. 515069485

A nova Associação, que já tem Estatutos e apresentará em tempo oportuno o seu Regulamento, é uma associação sem fins lucrativos, com sede no Vale de Santarém e constitui-se por tempo indeterminado. Como organização, afirma-se independente, sem orientações de política partidária ou confissões de qualquer outra natureza.

Tem como fim, conforme seus Estatutos: "A pesquisa e divulgação da história e da cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos até à actualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras".

É da busca da identificação das nossas raízes, da nossa história como Comunidade, do que construímos e trouxemos até ao presente (e que queremos conhecer, compreender e preservar) que se ocupa a ASSOCIAÇÃO CULTURAL VALE DE SANTARÉM - IDENTIDADE E MEMÓRIA. Com os Vale Santarenos, para os Valesantarenos, mas também com Outros e para Outros que nisso estejam interessados, queremos resgatar do desconhecimento, do esquecimento, da potencial perda, tudo o que seja possível. Para nós, para os vindouros Valesantarenos, para muitos mais. Uma missão que assumimos e, assim desejamos, outros irão continuar.

Vai ser desencadeado o processo de abertura a Associados.

Os Órgãos Sociais da Associação, conforme eleição realizada na sua primeira Assembleia Geral, em 13 Set., são constituídos por:

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Victor Manuel Dantas Pinto da Rocha
Secretário: Maria Regina Gonçalves Jorge Pinto da Rocha
Vogal: Alfredo Joaquim Ferreira Cardoso Lobato

DIRECÇÃO:
Presidente - Manuel João Pereira Sá
Secretário - José Luís Cruz
Tesoureiro - Alfredo Manuel Pereira da Silva Sá

CONSELHO FISCAL:
Presidente - Virgílio Manuel Paulino Pereira
Secretário - Manuel Reinaldo Martins Ribeiro
Relator - Arménio Francisca Gomes

A nova Associação já começou a apresentar resultados da sua acção, ainda enquanto Grupo, através da comunicação de Victor Pinto da Rocha, de trabalho de sua autoria, sobre "João d'Aldeia, poeta do Vale de Santarém", em 24 Junho 2018. Outros assuntos estão a ser desenvolvidos, dos quais se dará conhecimento oportunamente.

A nova Associação irá fornecer informação sobre a forma como qualquer cidadão nascido no Vale de Santarém, ou aqui residente, estando no país ou no estrangeiro, poderá dar a sua colaboração para os fins que temos em vista, atrás referidos. Obviamente, também acolhemos e agradecemos as colaborações que pessoas de outras origens nos queiram dar. 

A nova Associação saúda os membros dos Órgãos Sociais e os Associados de todas as Colectividades e Organizações do tecido social da Freguesia do Vale de Santarém, com as quais colaborará intensamente, respeitando os campos de acção de cada uma, a sua história e o relevante papel que têm desempenhado, para o bem do Vale de Santarém e dos seus habitantes e amigos, onde quer que estejam.

Saudamos os membros eleitos para os Órgãos da Freguesia do Vale de Santarém, os funcionários e toda a população da nossa Vila.

Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória
18 Set. 2018.

Os fundadores:    
Alfredo Cardoso Lobato, Alfredo Manuel Sá, Arménio Francisca Gomes, José Luís Cruz, Manuel João Sá, Manuel Reinaldo Ribeiro, Regina Pinto da Rocha, Vítor Pinto da Rocha, Virgílio Paulino Pereira.

Símbolo da Associação, a partir do que havia sido criado
para o Grupo Vale de Santarém-Identidade e Memória

Comentários

  1. Mensagem de José Carlos Antas, por mail:

    Exmos Srs,

    Aproveito para felicitar todos os fundadores pela excelente iniciativa.

    Devo salientar que o primeiro evento público sobre "João d'Aldeia, poeta do Vale de Santarém", em que foi dado a conhecer este movimento associativo foi extremamente interessante. Conseguiu-se transmitir de uma forma clara e envolvente pormenores de uma vida e de um local singulares, ao mesmo tempo muito bem contextualizados e enquadrados na História. Para além disso, presenciou-se uma forte carga emotiva e um sentimento de pertença de que aquela personalidade tinha marcado a memória de tantos populares do Vale de Santarém através das suas palavras que rimavam com um sentido de quem observa os detalhes e os descreve com uma simplicidade sedutora.

    Gostaria de deixar aqui o desafio à Associação para que se fizesse algo sobre Luís Augusto Rebello da Silva, de modo a dar a conhecer (melhor) esta personagem aos habitantes da Vila (e não só). Está mais distante na história, mas deixou uma marca muito vincada no Vale de Santarém. Já se fez há alguns anos uma "conferência" nas instalações do Rancho Folclórico com um Professor que estudou a sua biografia (não me lembro o nome) e que foi bastante interessante e onde até estiveram presentes alguns dos seus descendentes, mas penso que foi pouco publicitada e não chegou a muita gente.

    É apenas uma ideia de quem gosta de aprender e conhecer mais a Terra onde vive.

    Mais uma vez Parabéns.

    Com os melhores cumprimentos,

    José Carlos Antas


    E nossa resposta ao comentário:

    José Carlos,

    agradecemos a sua mensagem, a qual acolhemos em todas as suas dimensões: pelo que diz da avaliação sobre o que estamos a fazer (incluindo o que foi / é público - a apresentação do trabalho da Autoria do Dr. Victor Pinto da Rocha sobre o poeta João d'Aldeia, que vai ser editado em livro) como pela sugestão que nos dá acerca de Luís Augusto Rebello da Silva.

    Sobre João d'Aldeia, para além dessa edição, haverá edições das suas obras, que serão anunciadas em devido tempo. João d'Aldeia é, aliás, uma figura que estamos a começar a descobrir, enquanto pessoa e poeta, e que vai ter toda a atenção da nossa parte, para que, quanto a ele, cumpramos o fim a que nos propusemos.

    Quanto a Luís Augusto Rebello da Silva, outra grande figura do Vale de Santarém, e embora sabendo que já teve essa primeira abordagem entre nós, desde já podemos dizer que faz parte do conjunto de "temas" que identificámos para trabalhar, tão brevemente quanto possível.

    Se concordar, publicaremos a sua mensagem no nosso blogue.

    Agradecendo a atenção,

    nossas saudações,

    Pela Direcção

    Manuel João Sá.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX