Aconteceu História, no Vale de Santarém: começamos a conhecer o poeta João d'Aldeia

(Nº. 4 / 2018)

A sessão de ontem, dia 24 de Junho, de homenagem a João António da Silva Nogueira - poeta João d'Aldeia - assumida pela Junta de Freguesia, sob nossa proposta, foi um histórico acontecimento na nossa Vila, por muitas razões, algumas das quais só o tempo irá reafirmar, acreditamos nós. Pela primeira vez, e na sua terra, o poeta foi dado a ver, como homem e como autor, cuja obra, desde criança até à sua morte, em 1961, foi uma constante demonstração de amor à sua terra, às suas gentes, à natureza envolvente, em toda a sua dimensão e diversidade. Quem ontem esteve na sessão anunciada assistiu a um acontecimento inesquecível, e não estamos a ser irrealistas ou vaidosos. 

Abriu-se um novo ciclo, no Vale de Santarém, sobre o conhecimento deste poeta da nossa terra, o primeiro e notável poeta do Vale de Santarém. Vai ser estudado, certamente, a partir daqui, vai ser falado com referências ao nosso Vale e às suas particularidades, pois bem merece. Ganhámos, quem havíamos perdido, e o Grupo Vale de Santarém-Identidade e Memória só pode estar feliz por ter contribuído para isso. Notável a comunicação de Victor Pinto da Rocha, reconhecido professor e, desde o primeiro momento, membro do nosso Grupo. Ontem, a sua comunicação foi ao encontro do interesse das pessoas, e foi mesmo uma revelação para muitos. 

A presença de Dona Júlia Pacheco, neta do poeta, em representação da família, encheu-nos de orgulho. Pela presença, pelo que disse, pelo que nos deixou. E foi muito, como em breve se revelará. Muito, muito obrigado.

Da parte da manhã, às 11H30, houve a deposição de uma coroa de flores na campa onde  repousa o poeta, por parte da Junta de Freguesia, representada pelo presidente Manuel João Custódio, tendo estado presentes diversos Vale Santarenos. Na cerimónia, o presidente da Junta e Manuel João Sá, em representação do nosso Grupo, lembraram as qualidades pessoais e a poesia de João d'Aldeia, e o seu amor ao Vale de Santarém e à população, com destaque para os mais simples, de vida mais difícil. Na missa que se seguiu foi também recordada a pessoa de João da Silva Nogueira, o poeta João d'Aldeia. 

O Grupo Vale de Santarém-Identidade e Memória, que em Nov. 2015 teve a sua primeira reunião e decidiu, exactamente, trabalhar no sentido de recuperar, resgatar do esquecimento e da provável perda, tudo o que fosse possível da história do Vale de Santarém e suas gentes, vai continuar, depois deste primeiro e importante passo, a actuar no sentido dos propósitos anunciados. Estamos a trabalhar outros temas, e precisamos da colaboração dos Vale Santarenos (vamos dizer como, em breve) pois tudo o que conseguirmos não é do Grupo: pertence aos Vale Santarenos. Faz parte da sua história.

Deixamos aqui um link para a reportagem realizada pelo Correio do Ribatejo, que acompanhou a sessão, da parte da tarde, desde o início.

http://correiodoribatejo.pt/joao-da-silva-nogueira-joao-daldeia-como-era-conhecido-o-poeta-homenageado-no-vale-de-santarem/

Saudações aos Vale Santarenos e a todos que nos acompanham.

Os membros fundadores.

Alfredo Cardoso Lobato, Alfredo Manuel Sá, Arménio Francisca Gomes, José Luís Cruz, Manuel João Sá, Manuel Reinaldo Ribeiro, Regina Pinto da Rocha, Vítor Pinto da Rocha, Virgílio Paulino Pereira.


Na sede da Junta de Freguesia do Vale de Santarém-Sessão de homenagem a João António Silva Nogueira-poeta João d'Aldeia, em 24 Junho 2018. Na mesa, a partir da esquerda:Ricardo Rato, vereador da Câmara Municipal de Santarém,
Manuel João Sá, do Grupo Vale de Santarém-Identidade e Memória, Victor Pinto da Rocha, do mesmo Grupo e autor do trabalho "João d'Aldeia, poeta do Vale de Santarém", no momento da sua comunicação, e Manuel João Custódio, presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém.  
(Foto do Correio do Ribatejo).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COM JOSÉ DE OLIVEIRA AMADO FICÁMOS A SABER MUITO MAIS SOBRE OS MOINHOS D´ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM E A SUA IMPORTÂNCIA ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX

O ASSOCIATIVISMO NO VALE DE SANTARÉM ANTES E DEPOIS DO 25 D'ABRIL - SESSÃO EM PARCERIA DAS ASSOCIAÇÕES DA VILA, EM 9 DE NOVEMBRO

OS MOINHOS D' ÁGUA DO VALE DE SANTARÉM - Do Moinho de Cima ao Moinho do Marmelo - Sessão pública