A Associação participará nesta tradição, esperando logo após as 9 horas pelas crianças da EB1 do Vale de Santarém, junto à sala onde estamos instalados, na Rua Luís Augusto Rebelo da Silva, nº. 7, próximo da Fonte das Três Bicas.
É também o reviver da tradição para os mais velhos, pais e avós, pois muitos de nós o fizemos, noutros tempos, noutras condições e particularidades, mas com o mesmo sentido.
O saquinho já está preparado, com MUITAS E BOAS SURPRESAS, para todas as crianças da nossa Escola, que está inserida no Agrupamento Escola Alexandre Herculano -Santarém
Esta nossa participação, em que tomamos parte com todo o gosto, resulta também da parceria em que estamos com a Comissão de Pais, que vai ter outros desenvolvimentos, ainda neste ano e a continuar no próximo, é o que muitos desejamos, obviamente com a concordância da Coordenação da Escola e da Direcção do Agrupamento.
A tradição do "Pão por Deus" em Portugal ocorre no dia 1 de Novembro ligada ao Dia de Todos os Santos, quando as crianças vão de porta em porta pedir doces, bolos, frutos secos e por vezes dinheiro, recitando cantigas.
Esta prática tem raízes históricas que misturam rituais pagãos com uma tradição religiosa de pedir por pão para os vivos e rezar pelos mortos, especialmente fortalecida após o terramoto de 1755.
No século XV, o dia 1 de Novembro era conhecido como
"Dia do Pão por Deus", um dia em que se distribuía pão e outros alimentos aos mais necessitados e se pedia pelas almas dos mortos.
Com o tempo, o pedido por pão transformou-se no pedido por doces. Crianças saem em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus" nas casas. Cantam rimas como "Pão por Deus, Fiel de Deus, Bolinho no saco, e vai com Deus.
Recebem em troca bolos (como as broas), frutas da época, frutos secos (castanhas, nozes), chocolates e doces.
30 Outubro 2025.
Comentários
Enviar um comentário
Muito agradecemos o seu comentário.