NOS 50 ANOS DO 25 D'ABRIL

No dia dos 50 anos do 25 de Abril, a Associação Cultural Vale de Santarém - Identidade e Memória, fundada em 2018, saúda os Capitães de Abril, os militares de então e o Povo Português, pela Democracia que conseguiram fazer desabrochar e manter, com o evoluir da situação politica e social ao longo destas décadas, nas quais se traçou e implementou um rumo bem diferente, para bem melhor, em relação ao período ditatorial, do negro regime que ficou para a história como dos mais negativos que Portugal teve.

Na madrugada do dia 25 de Abril saíam de Santarém as forças comandadas pelo corajoso e generoso Capitão Salgueiro Maia, passando pelo Vale de Santarém, a caminho de Lisboa, animados pela CORAGEM, que era a senha da revolução militar, que haveria de se transformar em revolução nacional, pela adesão popular.
Em memória disso, celebrando a data e o sentido da transformação que Portugal desde aí tem vivido, a nossa Associação associa-se pela acção, nas suas realizações, ao 25 de Abril, pela Democracia conseguida, pela prática da Liberdade e pela evolução do País, a bem dos Portugueses e dos que, não sendo, connosco querem viver e respeitar a nossa Constituição e as nossas leis.

Por isso, este ano a Associação dedica grande espaço nas suas actividades às Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com as seguintes realizações:
  1. Peça de Teatro "Salgueiro Maia... Ele Ia de Santarém a Caminho de Lisboa" - nos dias 4 e 5 de Maio, no Teatro Sá da Bandeira e SRO do Vale de Santarém, respectivamente. Haverá mais cinco espectáculos noutras vilas do concelho - Alcanede, Alcanhões, Amiais de Baixo, Pernes e Tremez, em datas a designar, numa programação com total apoio da Câmara Municipal de Santarém e em Parceria com o Círculo Cultural Scalabitano e o Veto Teatro Oficina.
  2. "O Vale de Santarém antes e depois d'Abril" - prevista para o dia 6 de Abril, vai ser transferida para outra data.
  3. "A Mulher no Vale de Santarém, antes e depois d'Abril - prevista para 11 de Maio, também será realizada noutra data.
  4. "O Associativismo no Vale de Santarém antes e depois d'Abril", em data a designar.
  5. "Ciclo de Cinema sobre o 25 d'Abril", em datas a designar.
  6. "Vive Abril !" - Canto lírico dedicado ao 25 de Abril, em data a designar.
Deste modo, para além de outras acções, em 2024 celebramos o tempo novo que o 25 de Abril nos trouxe e, na nossa acção, queremos contribuir para trazer aos dias de hoje e do futuro a memória dessa acção libertadora e para a busca de melhores dias, ainda, para os Portugueses, em Liberdade e Democracia.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX