PASSAM CINCO ANOS DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL VALE DE SANTARÉM - IDENTIDADE E MEMÓRIA

   


    Cumprimos hoje, dia 11 de Setembro de 2023, os primeiros cinco anos de vida, enquanto Associação Cultural Vale de Santarém - Identidade e Memória. 

    O caminho percorrido, começou bem antes. De todo o tempo que nos trouxe até a este dia, aqui apresentamos informação sobre o que realizámos, finalizando com o que são os nossos grandes objectivos.   


   I.     QUEM SOMOS 

A criação da Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória resultou do encontro de ideias e vontades de algumas pessoas naturais do Vale e de outras origens, que assumiram a necessidade de uma associação deste tipo.

Constituída formalmente em 11 de Set. 2018, a Associação tem como fim:

"A pesquisa e divulgação da história e da cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos até à actualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras “.

A Associação ficou registada com o NIPC 515069485. É uma associação sem fins lucrativos, independente, sem orientações de política partidária ou confissões de qualquer outra natureza.

A Associação tem sede provisória no Largo Visconde de Almeida Garrett, nº 6, Vale de Santarém, e sala de trabalho em espaço anexo à antiga Escola Aristides Graça, na Rua Luís Augusto Rebelo da Silva, nº. 7. 

A fim de obter um espaço-sede condigno, a Associação apresentou proposta à Câmara Municipal de Santarém no sentido de lhe serem atribuídas instalações que, sendo propriedade da Câmara, sejam postas ao serviço da comunidade, através da valência fundamental que a Associação corporiza, para a identidade e memória da vila e o seu desenvolvimento. 

A Associação conta actualmente com 65 associados, iniciando agora uma campanha de novos associados, no âmbito da comemoração dos cinco anos da sua fundação.

A Associação concorreu em 2022 e 2023 ao PAAAC – Programa de Apoios às Associações e Agentes Culturais, da Câmara Municipal de Santarém, tendo apresentado candidaturas que obtiveram apoio financeiro, relativamente às actividades que, do nosso plano global anual, incluímos nas candidaturas.

A candidatura de 2022 foi cumprida integralmente, tendo sido apresentados e validados os respectivos relatórios de actividades e contas, das actividades realizadas. Quanto a 2023, estão em curso as actividades relacionadas com apoios do PAAAC, segundo calendário de execução que adiante se mostra. 


II.     PRINCIPAIS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

EM 2015

AINDA NA FASE DE PRÓ-ASSOCIAÇÃO – PELO “GRUPO VALE DE SANTARÉM -IDENTIDADE E MEMÓRIA”

Levantamento dos temas essenciais a ter em conta, que teve o consenso dos elementos presentes em reunião realizada em 15 de Novembro.

 

EM 2016

“HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO VALE DE SANTARÉM”

Início de entrevistas a pessoas de mais idade, para recolher elementos destinados a este Projecto.

FIGURAS DE REFERÊNCIA PARA O VALE DE SANTARÉM

Identificação de personalidades que, nos domínios da cultura, da vida social e da política, eram referências para o Vale, no âmbito local ou nacional.

Definida prioridade quanto a duas personalidades de maior vulto, a nível nacional - ALMEIDA GARRETT e LUÍS AUGUSTO REBELLO DA SILVA - além de JOÃO DA SILVA NOGUEIRA – O POETA JOÃO D’ALDEIA – cuja obra era desconhecida, porém com poemas publicados em jornais e revistas, e outros oferecidos pelo poeta a pessoas do Vale.

 

EM 2017

“HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO VALE DE SANTARÉM”

Mais entrevistas a pessoas do Vale. 

POETA JOÃO D’ALDEIA.

Com base na pesquisa por si realizada, e outro material recolhido, Victor Pinto da Rocha, membro do Grupo, iniciou trabalho acerca da vida e obra do poeta.

O TECIDO SOCIAL E ECONÓMICO DO VALE DE SANTARÉM, DA CULTURA E TRADICÇÕES

Iniciadas pesquisas sobre realidades do tecido social e económico e da cultura e tradições do Vale.

COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DO ARMISTÍCIO DA I GUERRA MUNDIAL

Início de pesquisa sobre os naturais do Vale de Santarém que estiveram na I Guerra, tanto na Flandres como nas ex-colónias, com vista a evocação e comemoração a realizar.

 

EM 2018

“HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO VALE DE SANTARÉM”

Novas entrevistas a pessoas mais idosas do Vale.

POETA JOÃO D’ALDEIA.

Victor Pinto da Rocha apresentou resultado do seu trabalho de pesquisa em 23 de Junho, na Junta de Freguesia, no 23º aniversário da elevação do Vale a Vila. 

Convidados familiares do poeta, a sua neta Maria Júlia Nogueira Pacheco entregou o seu espólio ao Vale, em representação da família, o qual ficou logo nessa data na posse da Junta.

AS ALCUNHAS DO VALE DE SANTARÉM

Recolha, junto de informantes privilegiados da população do Vale.

FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL VALE DE SANTARÉM-IDENTIDADE E MEMÓRIA

Em 11 de Setembro deu-se a constituição da Associação, no Registo Nacional das Pessoas Colectivas. 

HOMENAGEM PÚBLICA AOS VALSANTARENOS QUE INTEGRARAM O CEP - CORPO EXPEDICIONÁRIO PORTUGUÊS, NA I GUERRA MUNDIAL, NA FLANDRES

Realização em 24 de Novembro, por proposta da Associação à Junta de Freguesia. Organização a cargo da Associação, com parceria do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes.

    • De manhã, homenagem no Jardim Público, onde foi descerrada placa alusiva;
    • Sessão pública, da parte da tarde, com orador convidado;

    • Entrega de Memorial aos familiares dos combatentes, que estiveram presentes;

    • Abertura da Exposição "Os Valsantarenos na I Guerra Mundial”, a qual continuou na semana seguinte.

 

EM 2019

“JOÃO D’ALDEIA, POETA DO VALE DE SANTARÉM”

Título do livro da autoria de Victor Manoel Pinto da Rocha, cujo lançamento foi em 23 de Junho no Vale de Santarém, sendo assim a primeira obra publicada sobre a vida e obra do Poeta.

AS UNIDADES DE COMÉRCIO E OUTRAS, QUE EXISTIRAM NO VALE DE SANTARÉM

Início de pesquisas sobre mercearias, tabernas, pequenas oficinas, trabalhos de artífices e outros.

OS MOINHOS DE ÁGUA (AZENHAS) QUE EXISTIRAM NO VALE DE SANTARÉM 

Início da pesquisa sobre estas unidades, sua localização e particularidades.

AS FÁBRICAS QUE EXISTIRAM NO VALE DE         SANTARÉM

Início do levantamento.


EM 2020

COMBATENTES DA I GUERRA MUNDIAL NAS EX-COLÓNIAS

Pesquisa no Arquivo Histórico Militar, onde infelizmente não há dados oficiais sobre o assunto. 

Foi obtida informação sobre dois valsantarenos: um esteve em Angola, outro em Moçambique.

FALECIMENTO DO DR. VICTOR MANOEL PINTO DA ROCHA

Em 28 de Junho, faleceu este destacado membro fundador da Associação, presidente da Mesa da Assembleia-Geral, e elemento fulcral em alguns assuntos fundamentais objecto da nossa acção: poeta João d’Aldeia, e outros a seu cargo.

“HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO VALE DE SANTARÉM” 

Edição e publicação no Blogue, Facebook e Youtube, das entrevistas a Maria Elvira Serrenho (1926-2019) e Manuel Duarte Baeta (1919-2015).

 

EM 2021

“OS MOINHOS D’ÁGUA (AZENHAS) DO VALE DE SANTARÉM”

Pesquisa sobre o tema, por colaborador do Vale, para trabalho a apresentar, e perspectiva de edição em livro.

“AS TABERNAS DO VALE DE SANTARÉM”

Início de colaboração obtida junto de diversas pessoas do Vale, visando trabalho a apresentar, e perspectiva de edição em livro.

“HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO VALE DE SANTARÉM” 

Mais sete entrevistas, a pessoas de mais idade.

Edição e publicação no Blogue, Facebook e Youtube, das entrevistas a José Martinho da Cruz (1925-2018) e Elmano Nazareth Barbosa.

 

EM 2022

PEÇA DE TEATRO SOBRE A VIDA E OBRA DO POETA JOÃO D’ALDEIA

Formação de grupo de teatro, para realização da peça, com texto do encenador José Ramos, baseado no livro “João d’Aldeia, Poeta do Vale de Santarém”, de Victor Pinto da Rocha, e outros contributos.

Em Abril, início dos ensaios, de um grupo de cerca de 40 pessoas, naturais e/ou residentes no Vale e outros locais. Colaboração do Veto-Teatro Oficina, com actores do seu Grupo e apoios técnicos.

Colaboração da SRO do Vale, para os ensaios.

BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS AUGUSTO REBELO DA SILVA (1822-1871)

Conferências públicas temáticas, com presença de membros da família de Rebelo da Silva. Colaboração da SRO do Vale, local de realização das sessões.  

    • PRIMEIRA CONFERÊNCIA – 18 de Junho. “Luís Augusto Rebelo da Silva, um intelectual em Portugal, no Séc.XIX”, por José Viegas, Doutorando em História, no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História.
    • SEGUNDA CONFERÊNCIA – 19 Nov. “Luís Augusto Rebello da Silva, o talento das mais variadas aptidões que tinha Portugal”, por João Carlos Brigola, Doutor em História / Museologia, da Escola de Ciências Sociais, Univ. de Évora.
    • TERCEIRA CONFERÊNCIA – 3 Dez. “Rebelo da Silva e o Romance Histórico”, por Maria de Fátima Marinho, Professora Catedrática da Fac. Letras Univ. Porto. No âmbito da mesma, e na mesma sala, exposição das obras literárias publicadas por Rebelo da Silva. 

JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA (1891-1972)

Evocação e homenagem pública, com presença de membros da família, deste natural do Vale. Comunicações de Maciel Santos e Luís Carvalho, do Centro de Estudos Africanos da Univ. do Porto. Esteve na I Guerra Mundial, em Angola, depois radicou-se em Moçambique, onde foi operário metalúrgico, sindicalista, cooperativista, jornalista e político, na I República e posteriormente.

OS COMERES DO VALE DE SANTARÉM

    • Recolha, com a colaboração de Mariana Sá Patrício, Vitorina Gaspar e Zulmira Narciso, naturais do Vale. 

    • Entrevista, pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, para a Carta Gastronómica do Concelho de Santarém, com as duas últimas senhoras.

"HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO VALE DE SANTARÉM “

Edição e publicação no Facebook, Blogue e YouTube, da entrevista realizada a Jurmildo da Conceição Coito Gaspar.

“AMOR EM TEMPO DE GUERRA, NO VALE DE SANTARÉM”

Investigação de Arménio Francisca Gomes, membro dos corpos sociais da Associação, sobre este acontecimento do tempo das Lutas Liberais, na zona do Vale de Santarém. Publicação no Facebook e no Blogue.

 

EM 2023

“O 1º BARÃO DO VALE DE SANTARÉM”

Investigação de Arménio Francisca Gomes e Francisco Martins Guerra, membros dos corpos sociais da Associação, sobre esta figura relacionada com o Vale, no âmbito das lutas liberais, agora dada a conhecer. Publicação no Facebook e no Blogue.

“POETAS E CANTADORES DO VALE DE SANTARÉM”

Espectáculo de poesia e fado, em 18 Março, sobre poetas do Vale, com actores do Grupo de Teatro e Cantadores de Fado do Vale e amigos. Parceria com a SRO, local da realização.

PEÇA “JOÃO D’ALDEIA, O POETA”.  ESPECTÁCULOS

Estreia da peça, em 25 de Março, pelo Grupo de Teatro da Associação, com colaboração do Veto-Teatro Oficina. Colaboração também da SRO do Vale de Santarém, onde foi realizado o espectáculo.

Em 16 e 18 de Junho, dois novos espectáculos, também na SRO do Vale.

“TOCAM OS SINOS NA TORRE DA IGREJA” 

Publicação no Facebook e no Blogue de trabalho de pesquisa de Arménio Francisca Gomes, membro dos corpos sociais da Associação, sobre os sinos da igreja do Vale.

“CONHECER, SENTIR E VIVER O VALE DE SANTARÉM” - PROGRAMA INTEGRADO

Programa inclui diversas actividades, das quais realizámos: 

“O VALE DE SANTARÉM GEOLÓGICO”

  Duas sessões no terreno, conduzidas pelo geólogo Gonçalo Silvério, da Univ. de Évora, em 15 de Abril e 9 de Setembro. 

“NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM”. VISITA GUIADA

Conduzida por Francisco Martins Guerra e Manuel João Sá, membros dos corpos sociais da Associação, em 13 de Maio. Da igreja do Vale de Santarém à Torre, à Fonte das Três Bicas, às Rebelas e ao Rio da Patas.

“HISTÓRIA DA PARÓQUIA DO VALE DE SANTARÉM”

Trabalho de pesquisa de Francisco Martins Guerra, membro da Paróquia e dos corpos sociais da Associação, com apresentação pública na sede da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, em 8 de Julho.

APRESENTAÇÃO DE LIVROS

Sessão em 24 de Junho, na sede da Junta de Freguesia, conduzida por Manuel João Sá e Reinaldo Ribeiro, membros da Associação:

“VERSOS POR UM POETA DE PAPEL PARDO”

Primeiro livro da autoria de João d’Aldeia, o qual integra o espólio do poeta, que foi legado pela família ao Vale.

“JOÃO D’ALDEIA, POETA DO VALE DE SANTARÉM”

3ª edição do livro, da autoria de Victor Manuel Pinto da Rocha.

  

CALENDÁRIO DE 2023

SESSÕES PÚBLICAS, REALIZADAS E A REALIZAR



 

III.  MEDIDAS ESTRUTURAIS, 

         ORGANIZATIVAS E ESTRATÉGICAS 

         QUESTÕES ESTRUTURAIS E ORGANIZATIVAS

 1) Sede, Equipamento e Mobiliário.

Obter estes meios decisivos para o presente e o futuro da Associação, tendo em vista o seu dimensionamento e perspectiva de desenvolvimento.

 

2)   Campanha de Associados

Manter e incrementar, com a acção dos membros dos corpos sociais e associados, e desenvolver institucionalmente acções dirigidas a alvos, por objectivos.

 

3)   Patrocínios e outros apoios

Identificar alvos, visando formas de apoio financeiro, segundo modalidades a negociar.  



MEDIDAS ESTRATÉGICAS - IMPLEMENTAR E MANTER PARCERIAS E OUTRAS ACÇÕES

 

1) Vale de Santarém, laboratório social

Em desenvolvimento, apresentação da ACVSIM às direcções das escolas de ensino básico, médio e superior do concelho. Dar a conhecer a sua missão e disponibilidade para parcerias, visando promover trabalhos de pesquisa em temas de interesse para o ensino e práticas de aprendizagem.

 

2) Associação, promotora do desenvolvimento      local

Em desenvolvimento, apresentação da ACVSIM a empresários e empresas do Vale de Santarém e proximidades, apostando na visão de benefício que pode resultar para a comunidade e os agentes económicos, da actividade de referência da Associação.


3)Reforço do Associativismo no Vale de   Santarém

    Desenvolvimento de práticas de colaboração com as organizações do tecido social do Vale, em especial as do campo associativo sem fins lucrativos, através de parcerias para programas específicos.

4)Associação, aberta e participativa na envolvente regional - Cultura, Arte, Espectáculos

Apresentação da ACVSIM a entidades da Cultura e das Artes e Espectáculos do Concelho e para além, visando afirmar interesse e disponibilidade para parcerias e espectáculos.

 

         IV. 

PROJECTOS NUCLEARES, DE DIMENSÃO

E ALCANCE ESTRUTURANTE 

CRIAÇÃO DE MEIOS CULTURAIS DE FUNCIONAMENTO PERMANENTE, PARA A POPULAÇÃO E VISITANTES, ESTUDANTES, INVESTIGADORES EM GERAL, OUTROS

1) Núcleo Museológico do Vale de Santarém

Manutenção e reforço da Proposta apresentada pela ACVSIM, de criação, funcionamento e manutenção, em edifício específico a conseguir na vila, para o funcionamento desta valência local, com gestão da Associação.   

 

2) Biblioteca, com meios Internet, no Vale de     Santarém

Contribuir para obter esta valência para a comunidade, e afirmar a ACVSIM disponível e interessada na sua criação e na gestão do seu funcionamento.

 

3) Centro interpretativo “Viagens na Minha   Terra”

Estudar e promover a criação deste Centro, pela particularidade de ser temática que se relaciona de modo indelével com o Vale de Santarém e o histórico de Viagens associado, com gestão da Associação.

 

4) Núcleos da Associação, por Áreas de   Actividade

Criação e manutenção de Núcleos com enquadramento organizacional e modalidades de funcionamento a estudar, responsáveis por Áreas como: Teatro (a consolidar e reforçar), O Vale de Santarém Através dos Tempos, Juventude, Professores, Clube de Leitura, Outros.

 


OS CONTACTOS DA ASSOCIAÇÃO

 

Mail: valesantaremidentidadememoria@gmail.com

Blogue: https://valesantaremidentidadememoria.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/29maio2018/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCE0k9inina0GtATtPtXFekQ


Seja nossa/o Associada/o.

Participe nas actividades da Associação.

Colabore connosco.

Dê-nos as suas sugestões e opiniões.

Pelo Vale de Santarém.

Esperamos por si.

 


A DIRECÇÃO

11 de Setembro de 2023  

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX