"JOÃO D'ALDEIA, O POETA", ESTREIA A 25 DE MARÇO

Conforme anunciado, vai subir ao palco a peça de teatro "João d'Aldeia, o Poeta", com texto e encenação de José Ramos, a partir do livro lançado por Victor Pinto da Rocha, em 2019, com o título "João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém".

A representação está a cargo do Grupo de Teatro criado pela Associação.

O espectáculo de estreia será na quase centenária Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, situada na Rua Alferes Aguiar, no dia 25 de Março.



Serão realizadas outras sessões, a divulgar oportunamente.

Aguardada com muita expectativa, esta peça é um tributo a João António da Silva Nogueira, que usou o pseudónimo de "João d'Aldeia", quase sempre, além de outros, pontualmente.


Em toda a sua obra, lemos e sentimos o poeta do amor. Foi o poeta da mulher e da natureza, do vale luxuriante que o viu nascer. Foi o poeta das coisas simples da vida, do que observava em redor, até dos pássaros, das águas do ribeiro e das lavadeiras, das hortas, dos frutos, do nascer e do pôr-do-sol, mas também do sofrimento da vida, do trabalho, da alegria, da tristeza, da solidão e do abandono. Escreveu para as jovens, como para as mulheres já adultas, do Vale e outras, a quem ofereceu poemas, assim como para crianças.

Perdeu-se de amores, e pagou alto preço por isso, como reflecte na sua poesia.

A sua obra compõe-se de quatro livros, que eram desconhecidos, e agora, devido à acção benemérita das suas netas (Maria Hélia, Maria Júlia e Cesaltina, ainda entre nós) essas obras estão no Vale de Santarém, pela oferta que as senhoras nos fizeram.

Muito agradecemos. Cumpriram bem o desejo do poeta. Quando lhe quiseram propor a edição de livros, ele disse, num dos seus poemas:

Os meus versos…

“A aldeia os inspirou – da aldeia são:

Ofertando-os, oferto o coração

A este lindo Vale – meu berço amado”.

E o Vale de Santarém, eternamente agradecido ao seu poeta e às suas netas, promete que não o vai esquecer: continuará a divulgar a sua obra, através da Associação Vale de Santarém-Identidade e Memória, pela via do Teatro, e outras que a seu tempo anunciaremos.


A Direcção.

Comentários

  1. marques americo20/03/2023, 21:16:00

    José Ramos é o irmao do Julio Ramos ? obrigada e boa representaçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Américo. Esse já faleceu há muitos anos e era casado com a irmã do Brites ( Esqueta). Este é familiar do Manuel Narciso .Tu t'es souvenu de lui ?

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX