Lembrando Almeida Garrett, autor de "Viagens na Minha Terra" e outras grandes obras da nossa literatura

 Nº. 8 / 2020

Nesta data, 9 de Dez., mas em 1854, morria Almeida Garrett, quando contava somente 55 anos. Um dos maiores da literatura portuguesa. Poeta, romancista, dramaturgo, foi também político, parlamentar de elevada craveira, e um liberal que se bateu por causas nobres, por Portugal e pelos Portugueses.

Entre outras obras de grande vulto, as "Viagens na Minha Terra" trariam para Portugal e para o Mundo uma pequena terra, pela qual se apaixonou: o VALE DE SANTARÉM. Foi pelo que nela viu, foi pelo que nela se surpreendeu, vendo ali um "oásis", que o Vale ganhou direito a figurar nas suas "Viagens", como o lugar da trama romanesca envolvendo Carlos e Joaninha, a "Joaninha dos Olhos Verdes", "Joaninha dos Rouxinóis". Ali, na Quinta do Desembargador, que mais tarde passaria a chamar-se, entre o povo, de Quinta da Rebellas, o seu proprietário, Luís Augusto Rebello da Silva, recebê-lo-ia, assim como a Alexandre Herculano, Bulhão Pato e outros expoentes da cultura, da política e da literatura desse tempo, para tertúlias de discussão de temas relevantes para Portugal e o Mundo de então.

Hoje, nesta data histórica, a Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória vem lembrar a figura notável de Almeida Garrett. É uma das três personalidades que elegemos, desde a nossa fundação (2018) como altamente merecedoras da nossa atenção e trabalho: a par de Luís Augusto Rebello da Silva, cujo bicentenário do nascimento ocorre em 2022 (e, por isso, nos preparamos para um programa que oportunamente será conhecido) e João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém, sobre o qual Victor Pinto da Rocha, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da nossa Associação, infelizmente falecido em 2020, editou a sua notável obra "João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém".

Gratos, para sempre, a Almeida Garrett, honrando e enaltecendo o seu legado, tudo faremos para o tornar mais conhecido, por parte dos Valsantarenos, e de outros que nos queiram acompanhar.

A Direcção da ACVS-IM









Comentários

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX