Joaquim Faustino da Silva, ilustre valsantareno, regressa à sua terra


(Nº. 10 / 2019)

JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA nasceu no Vale de Santarém, em 1891, e faleceu em Moçambique, em 1972. Filho de Francisco Faustino, natural do Vale de Santarém, e de Ana da Silva, natural de Benfica do Ribatejo, teve duas irmãs: Alexandrina da Silva e Carolina da Silva, também naturais do Vale Santarém, tendo nascido os três na casa da família, na Rua Rebello da Silva.
Aos 18 anos, já em Lisboa, Joaquim casou na capital com Laura Pereira da Trindade, natural de Lisboa. Foi mandado para Angola, durante a I Guerra Mundial, como muitos outros milhares de jovens portugueses, para defender as colónias dos interesses alemães, que chegaram a dominar parte dos territórios africanos sob dominação portuguesa.
Sabe-se que depois da I Guerra foi para Moçambique, em 1918, onde se estabeleceu com a família. 
Desde cedo toma a decisão de entrar na actividade sindical. Em 1920 passaria a presidente do Sindicato dos Operários Metalúrgicos e seria dirigente de uma cooperativa de consumo. 
Viria também a assumir a direcção do jornal O EMANCIPADOR, fundado em 1919.
Assumiu uma intensa actividade de cidadania como sindicalista e político, contra o regime ditatorial existente no País, que se estendia às ex-colónias.
Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, no âmbito de um trabalho sobre o sindicalismo nas ex-colónias no tempo anterior à ditadura, destaca a figura do ilustre valsantareno, e de outros lutadores pelos trabalhadores e pela liberdade, e o papel de grande relevo do jornal que dirigiu. 
É por isso com muita honra que aqui damos informação sobre as sessões que se vão realizar, nas quais vamos participar, no âmbito do Centenário do Jornal O EMANCIPADOR, nos dias 14 Dez (em Lisboa) e 15 de Dez (em Santarém) conforme cartazes abaixo.
Pode dizer-se que, finalmente, JOAQUIM FAUSTINO DA SILVA regressa ao Vale de Santarém.

Convidamos os nossos Amigos para a participação nas sessões.

Entretanto, pela nossa parte, voltaremos ao assunto.

A Direcção da Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória.
Foto de Joaquim Faustino da Silva, aos 59 anos, em Moçambique.

Joaquim Faustino da Silva, aos 59 anos.


Sessão em 14 Dez. Voz do Operário - Lisboa

Sessão em 15 Dez. - Sociedade Recreativa Operária de Santarém.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX