Apresentação do livro "João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém" a 20 de Setembro, em Santarém.

(Nº. 7 / 2019)


Em Santarém, no dia 20 de Set. vai decorrer a apresentação do livro "João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém", pelo seu autor, Victor Pinto da Rocha, Professor e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória. 

A apresentação será na Sala de Leitura Bernardo Santareno-antigo ginásio do Seminário e tem início às 18H00. Evento criado por Município de Santarém/Biblioteca Municipal de Santarém e Clínica Monteiro Santos.

João da Silva Nogueira (1879-1961) é um dos poetas ribatejanos quase esquecidos, ainda que com uma obra imensa publicada e dispersa pelos periódicos regionais de norte a sul do país e com três obras inéditas, coligidas pelo próprio autor ainda em vida.

Autodidata, exemplo marcante no panorama do telurismo e do lirismo português, João Nogueira desde muito cedo vai mergulhar no mundo do jornalismo (colaborador do jornal «O Mundo» do grande panfletário republicano França Borges e um dos mais lidos meios de comunicação da época), indo também, por essa altura, contactar com os maiores nomes da literatura portuguesa da época (começos do séc. XX) e também contactar com as obras maiores da nossa literatura.

Figura incontornável da poesia portuguesa na viragem do séc. XIX para o séc. XX,, atingindo o seu clímax poético nas décadas de 40 e 50-60 do último século, é da sua vida, da sua época e da sua obra que pretendemos fazer uma análise sucinta para melhor ajudar a valorizar uma parte muito especial da nossa memória colectiva.

Quanto ao Autor do livro que vai ser apresentado: nascido em Lisboa, Victor Manoel Pinto da Rocha vai crescer e viver em Santarém até finais dos anos 50 quando ruma à capital para fazer os seus estudos superiores (Filologia Germânica) na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde também faz o Curso de Ciências Pedagógicas. Complementa a sua formação académica com um Curso de Psicologia Aplicada à Educação'. Foi professor de Alemão e de Inglês no liceu local, tendo também lecionado e estado ligado à fundação do ISLA-Santarém como Diretor Pedagógico dos cursos de Secretariado e de Tradução obtendo, entretanto, o grau de Mestre em Estudos Americanos na Universidade Aberta.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX