Lançamento do livro «João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém» em 23 Junho 2019


(Nº. 3 / 2019)

Em 24 Junho 2018 foi apresentada no Vale de Santarém uma comunicação sobre o mesmo tema, no âmbito do 23º aniversário da elevação do Vale a Vila. Esta comunicação, da autoria de Victor Pinto da Rocha, membro dos Corpos Sociais da nossa Associação, foi a consequência de trabalho de pesquisa realizado pelo Autor, contando também com as colaborações que foi podendo obter, na Associação e por parte de outras pessoas, sobretudo Valesantarenos. 

Nesse mesmo dia, na parte final da sessão, houve o acontecimento de grande relevância e enorme surpresa e gratidão, para todos nós, Valesantarenos, que foi a oferta, às gentes da nossa terra, do espólio poético de João da Silva Nogueira - Poeta "João d'Aldeia", por parte das suas netas: Maria Júlia Nogueira Pacheco e  Maria Hélia Sá Nogueira. 

Se já havia a intenção, no seio da Associação, desde a primeira hora, de que o nosso Poeta seria uma prioridade do nosso trabalho, mais solidificado ficou esse propósito. Assim, é com muita honra que divulgamos o nosso CONVITE para o lançamento do livro "João d'Aldeia, Poeta do Vale de Santarém, da autoria de Victor Pinto da Rocha, com edição da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, integrado nas comemorações do 24º aniversário da elevação do Vale e Vila e quando passam 140 anos sobre o nascimento do Poeta. 

Está de parabéns o Autor, assim como o Vale de Santarém que, com a iniciativa tomada em devido tempo, quanto a João d'Aldeia, e com a realização da sessão de há um ano, fez retornar ao nosso Vale a Poesia de quem tanto cantou o Vale e as suas gentes. Podemos dizer que, desta forma, João d'Aldeia "voltou à sua horta". 

E muito mais haverá para conhecer da sua obra, com a qual estamos comprometidos: na sua revelação, na sua protecção, na sua dignificação. 

Eis o nosso CONVITE. 

(Para melhor leitura, clicar sobre o Convite)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A SEGUNDA VISITA GUIADA, NO CORAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM, FOI ASSIM...

NOS 220 ANOS DO NASCIMENTO DO ILUSTRE CAPITÃO MARECOS, QUE TEVE QUINTA NO VALE DE SANTARÉM

BULHÃO PATO: VIAJAR DE LISBOA AO VALE DE SANTARÉM NO SÉCULO XIX